Si aneu a Porto, val la pena fer una excursió a Vila do Conde(*), i anar a visitar el Museu das Rendas de Bilros (rendas = puntes, bilros = boixets).
És un museu petit, obre de dilluns a divendres, de 10 a 12 i de 4 a 6, l'entrada ens va costar 1.07 euros, i es poden fer fotos.
Pano da Custódia do Santíssimo
Rendilheira: Maria Isabel das Neves Fernandes
Datação: 1986
Matéria: fio de algodão
S.João Baptista
Rendilheira: Assunção Agonia
Matéria: fio de algodão
AS RENDAS DE BILROS DE VILA DO CONDE
O documento mais antigo, que até ao momento se conhece, a comprovar a emergência e plena consolidação do centro rendeiro de Vila do Conde, é a Ata da Sessão de Câmara de Vila do Conde, ocorrida a 4 de Maio de 1616.
Nesse dia, do ano de 1616, os Vereadores discutiam e deliberavam sobre a organização e financiemento da Procissão do Corpo de Deus ou do Santíssimo em Vila do Conde, uma das mais importantes manifestações da época, em que todos os poderes se faziam representar, nomeadamente as corporaçOes de mesteres e as confrarias.
Pela primeira vez, as rendilheiras de Vila do Conde são solicitadas a integrar o grupo das costureiras, significando a nova visibilidade de um grupo profissional recente, uma vez que, durante todo o século XVI, as rendilheiras não aparecem mencionadas. Tal pode enterder-se no pressuposto de que a arte das rendas de bilros ainda não existiria por esse tempo em Vila do Conde, ou, existindo, ainda não era practicada pur um número significativo de mulheres, que determinasse a sua presença na procissão, como um corpo profissional específico.
Contudo, só no século XVIII se pode, verdadeiramente, aferir toda a importância que a manufatura de rendas havia, entretanto, adquirido no Norte do país em geral e em Vila do Conde em particular.
(*) A Vila do Conde s'hi pot arribar en metro des de Porto, és una parada de la línia B, la que va fins a Póvoa de Varzim. Des de la parada de Casa da Música, fins a la parada de Vila do Conde, vam trigar uns 3/4 d'hora. En la major part del trajecte el metro no està soterrat, i es va veient el paisatge, és un viatge agradable, i barat. La parada és a les afores, i s'ha de caminar uns 10-15 minuts per arribar al centre del poble.
http://www.geira.pt/MRendas/
Cap comentari:
Publica un comentari a l'entrada